Junior Americo

O Curso de Atualização para os membros dos Conselhos Municipais e Estadual sobre Drogas do Tocantins teve início nesta quarta-feira, 16, e continua nos dias 17 e 18, na UFT, das 8h às 18h. A capacitação é uma iniciativa da Gerência Estadual de Prevenção sobre Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça, juntamente com o Centro Regional de Referência sobre Drogas da Região Centro-Sul (CRR), ligado à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Continue lendo

05/02/2016 – Ascom Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins

  • Para José Américo Júnior, o curso surgiu da dificuldade dos conselheiros em entender o papel de um conselho

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização para os Conselhos Municipais e Estaduais sobre Drogas do Tocantins. Esta é uma iniciativa da Gerência Estadual de Prevenção sobre Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça, juntamente com o Centro Regional de Referência sobre Drogas da Região Centro-Sul, ligado à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Continue lendo

Todas as regiões brasileiras serão contempladas. Além da coleta de dados sobre o consumo de drogas, também se pretende realizar a detecção de doenças sexualmente transmissíveis

Brasília, 24/09/15 – O Ministério da Justiça lança edital para selecionar a instituição que fará levantamento sobre o uso de drogas da população carcerária. O chamamento público foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. Essa pesquisa será realizado por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e o Departamento Penitenciário Nacional, com a colaboração do Ministério da Saúde e o Escritório das Nações Unidas contra Droga e Crime – UNODC.

Continue lendo

Brasília, 13/08/2015 – A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça (Senad/MJ), publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13) edital referente à realização do 2° Relatório Brasileiro sobre Drogas. O documento vai selecionar um órgão, ou entidade pública ou privada sem fins lucrativos, a fim de reportar a situação do Brasil em relação à oferta e à demanda de drogas.

Continue lendo

 

Curso

Objetivo geral

• Capacitar conselheiros estaduais e municipais,  líderes comunitários e demais interessados  para atuar na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas por meio do fortalecimento da rede comunitária.

Objetivos específicos

• Capacitar os diversos conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários para identificação de recursos comunitários para criação, articulação e fortalecimento da rede de apoio local integrada.

• Orientar conselheiros municipais e líderes comunitários na identificação dos recursos governamentais, não governamentais e sociocomunitários para a criação, a articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada e intersetorial. Continue lendo

Ela é fruto de pesquisa participante junto a usuários de crack da região central de São Paulo. 
 
Tem por título – Jamais fomos zumbis: contexto social e craqueiros na cidade de São Paulo.
 
Abaixo, o resumo:
 
 
            “Esta tese trata do uso do crack. Ele é contextualizado pela análise do pânico moral em torno do usuário e seu vínculo com o que chamamos de máfia antidrogas. Este pânico permitiu a implementação de políticas públicas de encarceramento e a criação de um mercado voltado ao sequestro e aprisionamento em clínicas de tratamento. A realização de pesquisa etnográfica possibilitou obter uma descrição da cultura de uso com sua terminologia específica, cotidiano e diferentes papéis, assim como dos sentimentos envolvidos. Estes dados foram analisados a partir das obras de Howard Becker e Norman Zinberg sobre o uso de drogas, e chegou-se a uma compreensão da importância do contexto social sobre o padrão intenso de uso encontrado. A análise do programa De Braços Abertos e dos times de futebol constituídos, em sua maioria, por usuários mostrou como a alteração do contexto social produziu uma severa mudança no relacionamento do usuário com a droga”.
 
Ygor Diego Delgado Alves
Doutor em antropologia
 
 
Link para download da Obra.
 
https://drive.google.com/file/d/0B7LoN7b5F3gHdW1ObHpURmc1Rm8/view?usp=sharing

20150520_101819A Presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, Gleidy Braga, participou nos dias 20 e 21 de maio, do XXI Encontro dos Conselheiros Estaduais de Políticas sobre Drogas, na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Agenda organizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas reuniu 24 conselheiros que atuam no desenvolvimento e no acompanhamento de políticas sobre drogas em seus estados. Continue lendo

11185803_976831652336027_2044146113_n

Mais de 200 estudantes de nível fundamental e médio do município de Conceição do Tocantins participaram, nesta quinta-feira, de uma palestra de prevenção contra as drogas, realizada pela Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), através da Gerência de Ação Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Delegacia de Polícia Civil da 8ª Região.

Continue lendo

 IMG-20150407-WA0039Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), através da Gerência de Ações sobre Drogas, deu início às ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes nos municípios tocantinenses, iniciando por Pequizeiro, que fica a cerca de 236 quilômetros da Capital, na última terça-feira, 7. Na ocasião, foi realizada palestra sobre o tema e reativado o Conselho Municipal Antidrogas local.  

Continue lendo