Objetivo geral

• Capacitar conselheiros estaduais e municipais,  líderes comunitários e demais interessados  para atuar na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas por meio do fortalecimento da rede comunitária.

Objetivos específicos

• Capacitar os diversos conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários para identificação de recursos comunitários para criação, articulação e fortalecimento da rede de apoio local integrada.

• Orientar conselheiros municipais e líderes comunitários na identificação dos recursos governamentais, não governamentais e sociocomunitários para a criação, a articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada e intersetorial.

• Disponibilizar aos conselheiros municipais,  líderes comunitários e demais interessados  informações atualizadas acerca do consumo de crack, álcool e outras drogas e sua interface com a temática da violência, com foco em uma prevenção preocupada em assegurar o respeito aos direitos humanos.

• Fornecer subsídios para conselheiros municipais e líderes comunitários atuarem  como agentes multiplicadores na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.

• Promover o conhecimento e fortalecer as Redes de Atenção Psicossocial e de Assistência Social, visando à inclusão de usuários com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.

• Fornecer certificado de extensão universitária, com carga horária de 120 horas, emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC), para todos os cursistas aprovados.

Carga Horária

O curso é gratuito, oferecido na modalidade de educação a distância, com carga horária de 120 horas e duração de 2 meses. Terá inicio em 01 de outubro e término em 07 de dezembro de 2015.

Público-Alvo

O público-alvo do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS – CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS – 7ª EDIÇÃO é composto por conselheiros atuantes nos Conselhos Municipais de Segurança, sobre Drogas, Tutelar, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, de Saúde, de Assistência Social, nos Conselhos Escolares, da Juventude, do Idoso e do Trabalho, no Conselho de Segurança Comunitária, bem como por líderes comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de drogas. Também poderão participar: policiais, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país ou que tenham interesse no curso.

Metodologia – Recursos Educacionais

• Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)
• Hipermídia
• Material Complementar

Desenho pedagógico do curso: autoformação

Dentro da proposta pedagógica do curso – a autoformação – o cursista é responsável por gerir o seu processo de aprendizagem, a partir do percurso que trilha ao escolher entre os conteúdos do curso que acessa para realizar seu estudo. Nesse modelo de formação o cursista tem espaço para exercer sua autonomia e, na interação com os outros cursistas, construir percursos de aprendizagem individual e coletivo.
Os conteúdos do curso – textos e hipermídias com forte caráter interativo – estarão disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) e o cursista, a partir de suas necessidades e seu conhecimento, define o seu percurso formativo.
As atividades propostas deverão ser realizadas pelos cursistas com base nas discussões e na articulação com outros participantes, sendo estes os elementos aglutinadores do processo formativo.
A avaliação das atividades e do próprio processo de aprendizagem será por meio de feedback qualitativo e imediato.
O cursista receberá certificado de conclusão do curso caso tenha cumprido as solicitações constantes nas orientações pedagógicas presentes no ambiente virtual de ensino e aprendizagem do curso.