05/02/2016 – Ascom Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins

• Para José Américo Júnior, o curso surgiu da dificuldade dos conselheiros em entender o papel de um conselho

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização para os Conselhos Municipais e Estaduais sobre Drogas do Tocantins. Esta é uma iniciativa da Gerência Estadual de Prevenção sobre Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça, juntamente com o Centro Regional de Referência sobre Drogas da Região Centro-Sul, ligado à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Segundo o gerente Estadual sobre Drogas, José Américo Júnior, o curso surgiu da dificuldade dos conselheiros em entender o papel de um conselho, tanto municipal quanto estadual, para a sociedade e como são trabalhadas as políticas públicas de prevenção dentro deles. São disponibilizadas 50 vagas exclusivamente para os membros do conselho estadual e conselhos municipais que estejam ativos atualmente ou que pretendem reativá-lo.

A capacitação será ministrada pelas docentes Cristiane Roque de Almeida e Silvia Regina da Silva Costa, na UFT do campus de Palmas, nos dias 16 de março (de 14 às 18 horas), 17 de março (de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas) e18 de março (de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas). O curso contará com emissão de certificado 40 horas: 20 teóricas e 20 práticas. As inscrições podem ser feitas através do link: http://crr.uft.edu.br/formularios/index.php/899117?lang=pt-BR

Conselhos

Atualmente, estão cadastradas 22 cidades com Conselhos Municipais de Prevenção às Drogas e um Conselho Estadual. Cada um deles possui, em média, 44 membros, contando com presidente, vice-presidente e suplente. A Gerência Estadual de Prevenção às Drogas trabalha com o objetivo de auxiliar para que esses conselhos continuem ativos e debatam sua principal pauta, com esse recorte local, e faça deliberações para serem repassadas, e discutidas, no Conselho Estadual.  Assim, o trabalho de tratamento e prevenção das drogas, bem como a reintegração social dos dependentes químicos se torna mais efetivo em todo o Estado.

– See more at: http://cidadaniaejustica.to.gov.br/noticia/2016/2/5/abertas-inscricoes-para-capacitacao-de-conselheiros-sobre-drogas/#sthash.YNOwnFgG.P9LCiHVL.dpuf