Monografias e Teses

Se você deseja publicar sua Monografia relacionada ao tema de Drogas entre em contato conosco pelo email dasd@cidadaniaejustica.to.gov.br que iremos publicar sua monografia ou Tese de defesa em nosso site.  

Monografias

Jamais fomos zumbis: contexto social e craqueiros na cidade de São Paulo - YGOR DIEGO DELGADO ALVES - UFBA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA - DOUTORADO

Abaixo, o resumo:

            “Esta tese trata do uso do crack. Ele é contextualizado pela análise do pânico moral em torno do usuário e seu vínculo com o que chamamos de máfia antidrogas. Este pânico permitiu a implementação de políticas públicas de encarceramento e a criação de um mercado voltado ao sequestro e aprisionamento em clínicas de tratamento. A realização de pesquisa etnográfica possibilitou obter uma descrição da cultura de uso com sua terminologia específica, cotidiano e diferentes papéis, assim como dos sentimentos envolvidos. Estes dados foram analisados a partir das obras de Howard Becker e Norman Zinberg sobre o uso de drogas, e chegou-se a uma compreensão da importância do contexto social sobre o padrão intenso de uso encontrado. A análise do programa De Braços Abertos e dos times de futebol constituídos, em sua maioria, por usuários mostrou como a alteração do contexto social produziu uma severa mudança no relacionamento do usuário com a droga”.